Trello - Ferramenta de Gestão


Não está podendo ler esse post? Você pode ouvir o podcast abaixo que é um resumão do que está escrito aqui.
 

Está sem tempo para ler esse post inteiro e nem para ouvir o podcast? Você pode assistir o vídeo abaixo para ter uma ideia em 2 minutos.


No mais... vamo lá!

Trello é um ferramenta colaborativa para gestão de projetos. Eu conheci o Trello faz alguns anos quando participei do Webnário sobre Contabilidade Consultiva, idealizado pelo Nucont. Essa ferramenta consiste em quadros, listas e cartões. O quadro é o macro. Por exemplo: "Projeto A" - dentro desse quadro a gente cria "listas" (Por exemplo: "Pesquisas em andamento") - e, dentro de cada lista criamos "cartões" (por exemplo: "Pesquisa Sobre Tecnologia no Mercado de Trabalho").


O Trello como podem ver na imagem acima é muito visual, intuitivo e fácil de mexer. Além de em sua grande maioria de funcionalidades ser GRATUITO!

Trello Como Ferramenta de Gestão

Eu particularmente gosto muito dessa ferramenta e utilizo já faz algum tempo principalmente para gerir minhas rotinas no trabalho e a da equipe que participo. Com ele eu posso planejar como será o mês de trabalho; quais tarefas precisamos realizar; os prazos que precisam ser cumpridos. 

Nos quadros que eu crio para gerenciar a equipe e meu dia-a-dia, eu coloco 4 listas fundamentais:
  1. A Fazer;
  2. Em Andamento;
  3. Pendente;
  4. Concluído.
Na lista "A Fazer" mapeio todas as tarefas, através de "cartões", que precisam ser realizadas dentro daquele mês, e informo os prazos.


Nesses quadros podemos convidar os membros da equipe que após se cadastrarem de forma extremamente rápida, informando só email e senha, passam a fazer parte do quadro. Então quando um membro da equipe assume a responsabilidade pela execução da tarefa ele tem que arrastar o cartão para a lista "Em Andamento". Ou seja, como o Trello é uma ferramenta online, você pode baixar o aplicativo no seu celular e acompanhar o andamento de onde você estiver.

Uma vez que a atividade tenha algum problema que precisa ser deixada em stand-by, o membro da equipe arrasta para "Pendente". Ele pode dentro do cartão informar através de comentário, o motivo dessa atividade ter parado. Começando assim, um acompanhamento do desenvolvimento do problema até ser solucionado. Você ganhará um mapeamento do fluxo até a resolução da questão e um ganho na COMUNICAÇÃO da sua equipe, pois todas partes interessadas estarão cientes do que está acontecendo. 

Ganho de Performance

Vamos supor, que uma rotina muito importante tem sido esquecida de ser realizada. O Trello também pode te auxiliar nessa questão. Dentro de cada cartão você pode criar "checklists" onde é possível mapear o fluxo/ rotina necessária para se obter um ótimo resultado na sua entrega. Uma vez que essa questão que vem sendo esquecida foi identificada, coloque-a no checklist e assim quando você e sua equipe olharem para ele, saberão que o projeto só pode terminar com essa tarefa concluída.


Ah, e se o camarada baixar a tarefa sem efetivamente concluir?! Bem, você terá um ótimo insumo para um futuro feedback.

Outras Utilidades

Além de poder ser usada como ferramenta de gestão podemos usar o Trello para diversas outras funções, como: metas/ objetivos pessoais, organização de ideias, organização de eventos, entre outras coisas. No link abaixo vocês vão poder ver outras utilizações.

Dicas de Utilização


Só uma observação para fechar, as imagens desse post não são dos quadros que uso. Não pode divulgar eles por estarem relacionados a rotina da empresa onde trabalho.

Deixa sua opinião sobre esse post. É importante para saber se estou no caminho certo para compartilhar conteúdo relevante para você! Valeu!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova Abordagem na Leitura

O Gerente Minuto - Kenneth Blanchard e Dr. Spencer Johnson (Review)