A Sutil Arte de Ligar o F*da-se - Mark Manson (Review)

7 minutos de leitura.

Está sem tempo para ler? Ouça o podcast desse post.
 

Essa é, oficialmente, minha primeira postagem sobre minha opinião de um livro que eu tenha lido. E quero começar com um livro polêmico de um autor que inclusive já arrumou confusão com os brasileiros. (clique nesse aqui para saber da história)

Vou falar sobre "A Sutil Arte de Ligar o F*da-se" do Mark Manson. O Mark é um camarada texano de '84 nascido na cidade de Austin. Formado pela Universidade de Boston, ele tem uma forte ligação com o Brasil, já tendo morado aqui por 4 anos e é casado com uma brasileira. Ele causou muito barulho em 2016 quando mandou "Uma Carta Aberta ao Brasil" dizendo que o problema do nosso querido país não é exclusivamente os políticos, a corrupção, mas sim o famoso "jeitinho brasileiro. A mentalidade do povo. Enfim, não vou me posicionar sobre esse acontecimento, quero falar das minhas percepções do livro.

Minha Opinião

Esse livro eu comprei para dar de presente para minha esposa que no momento estava precisando literalmente "ligar o f*da-se" para algumas coisas na vida dela. Comprei por impulso, sem nem ler sobre ele. O livro ficou na estante por algum tempo, ela não leu livro, e um certo dia, quando eu estava sem novos livros para ler, resolvi dar uma chance a ele.

No começo eu fiquei meio na defensiva pela postura do autor em sugerir que não nos importemos para nada. Quase um niilismo. Sendo que, com cada página que eu lia fui vendo que não era bem assim. O livro tinha um conteúdo muito mais profundo. Um conteúdo profundo apresentado de uma forma irreverente. O que é uma característica marcante dessa leitura. O conceito desse livro bateu forte na minha cabeça e até hoje eu sigo alguns dos ensinamentos do Mark, que realmente para mim, fizeram muito sentido. Se você anda se preocupando demais com a vida, supervalorizando pequenos acontecimentos, se vitimizando; eu, fortemente, recomendo essa leitura.

3 INSIGHTS TOPS!

"A medida que assumimos a responsabilidade por nossa vida, mais poder adquirimos para mudá-la"
O conceito da autorresponsabilidade para mim é fenomenal, e faz um sentido tremendo. Entendermos que nós somos os responsáveis pela vida que levamos nos empodera e nos dá força para sairmos de qualquer situação em que estamos. Se estamos mal, e entendemos que somos os únicos responsáveis para sair dessa situação, só depende da gente. De mais ninguém!
"A ideia não é fugir das merdas. É descobrir qual tipo de merda você prefere lidar." 
Poderosíssimo!! Não é que temos que deixar de nos importar com tudo e todos. Acontece que temos que saber selecionar com o que vamos querer lidar. Imagina só se tentarmos lidar com todos os problemas de todas as pessoas. Certamente, isso seria insustentável! Portanto, é uma questão de propósito. Qual seu propósito? Qual luta você quer lutar?

 "Quanto mais aceitamos a incerteza e a ignorância, mais confortáveis nos sentimos em não saber."
Uma variação do "só sei que nada sei". Eu entendo essa frase como sendo um combustível para o desenvolvimento e não uma apatia ao conhecimento. Afinal, se nos entendermos como "prontos", "perfeitos", "os melhores", nos tornamos uma parede intransponível, nada mais pode ser adquirido de conhecimento. Mas, uma vez que aceitamos que sempre terá alguém que sabe mais que a gente; que sempre precisaremos aprender mais, estaremos em constante evolução. Seremos maleáveis, flexíveis e abertos a mais aprendizado.  

Por fim, espero que tenham gostado desse review e caso tenha interesse em lê-lo. Você pode clicar nesse link que você será redirecionado para um marketplace onde poderá comprar um exemplar.

Características Técnicas

Livro: "A Sutil Arte de Ligar o F*da-se - Uma Estratégia Inusitada Para Uma Vida Melhor"
Título Original: The Subtle Art of Not Giving a Fuck
Autor: Mark Manson
Ano de Lançamento: 2017
Editora: Intrínseca
Nº de Páginas: 224

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova Abordagem na Leitura

O Gerente Minuto - Kenneth Blanchard e Dr. Spencer Johnson (Review)